terça-feira, 29 de junho de 2010
Geografia e Ação
Pegada Geográfica
acesse:
http://pegadasgeograficas.blogspot.com/2010/01/biogeografia.html
Água: tesouro que vaza pelo vaso.
Preservação e seu papel
O que é Pantanal?
Ao contrário do que muita gente pensa, o Pantanal não é um parque onde as fazendas estão ao redor dividindo áreas comuns, como se fosse um condominío. Pelo ao contrário, o Pantanal Mato-grossense é a maior planície alagável do planeta terra, é uma das maiores extensões úmidas contínuas do mundo, ocupando porções do Brasil, Paraguai e Bolívia, com área de aproximadamente 210.000 km², sendo 140.000 km² em território brasileiro. Está localizado no centro da América do Sul, com 65% da porção brasileira no estado de Mato Grosso do Sul e 35% no Mato Grosso. Apesar de muitas pessoas o confundirem com pântano, o Pantanal não é pântano, apenas uma planície que sofre inundações em uma determinada época do ano. Por ter exuberância extraordinária é reconhecida como uma das mais diversificadas reservas naturais da Terra, o Pantanal foi elevado a condição de "Patrimônio Nacional" pela Constituição Federal de 1998 e reconhecido como "Reserva da Biosfera" e "Patrimônio Natural Mundial", pela Unesco.
Por que o Pantanal sul atrai turista do mundo inteiro?
Ecossistema de grande biodiversidade que atrai o interesse de pessoas de todo o mundo pra conhecê-lo, seja para a pesquisa científica, lazer, prática do turismo rural e do eco turismo, como observação da vida selvagem, birdwatching, cavalgadas, pescaria esportiva ou até mesmo para vivenciar a realidade de uma fazenda pantaneira com seus hábitos e costumes. Além do mais há uma grande concentração de animais silvestres soltos em seu habitat natural, e isso fascina aos olhos do público que vem aqui para observá-los. Para alguns o Pantanal Sul é exótico, algo diferente do cotidiano e para outros buscam apenas um lugar seguro em contato com a natureza, seja para ler um bom livro ou simplesmente para não fazer nada. Você já viu o pôr-do-sol no Pantanal Sul?
Sabe como chegar no pantanal Sul?
A porta de entrada é por Campo Grande, a capital do Estado de MS, há vôos regulares e diários para as principais cidades do Brasil. É nela também que chegam e partem os ônibus com destino as outras capitais e cidades pantaneiras como Aquidauana, Miranda e Corumbá. Para algumas pousadas do Pantanal/MS só é possível chegar lá através de avião, principalmente na época da cheia, essas pousadas estão localizadas principalmente na sub-região Nhecolândia e/ou Rio Negro. Entretanto outras chegam com mais facilidade, mesmo com carro baixo o ano inteiro, estas estão localizadas na sub-região de Miranda e Aquidauana.
Para se chegar nas pousadas de fácil acesso há algumas opções:
- Van com motorista (Campo Grande - pousada - Campo Grande)
- Ônibus até a cidade pantaneira mais próxima e depois pegar taxi para a pousada
Qual é a melhor época para ir ao Pantanal?
O Pantanal Sul é lindo em todas as estações, seja na seca, chuva, cheia e vazante. Todas essas com sua peculiaridade e características próprias. Só depende de você saber o que quer ver e quando ver o Pantanal/MS. Se por acaso deseja ter a impressão que está num pântano, jamais vá ao Pantanal em julho, agosto e setembro, pois é o período da seca. O ideal é ir em janeiro e fevereiro. Quer ver muitas aves? Então vá na época de vazante, março, abril, maio e assim por diante. O clima é tipo quente no verão, com temperatura média em torno de 32°C e frio e seco no inverno, com média em torno de 21°C, ocorrendo ocasionalmente, geadas nos meses de julho e agosto.
De fato o Pantanal Sul é um mosaico de cores e sons...
Você sabia que...
Sua maior ocorrência se dá em território brasileiro (2/3 da área total), abrangendo os Estados de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Esse reservatório de proporções gigantescas de água subterrânea é formado por derrames de basalto ocorridos nos Períodos Triássico, Jurássico e Cretáceo Inferior (entre 200 e 132 milhões de anos).
A espessura total do aqüífero varia de valores superiores a 800 metros até a ausência completa de espessura em áreas internas da bacia. Considerando uma espessura média aqüífera de 250 metros e porosidade efetiva de 15%, estima-se que as reservas permanentes do aqüífero (água acumulada ao longo do tempo) sejam da ordem de 45.000 Km³.
O Aqüífero Guarani constitui-se em uma importante reserva estratégica para o abastecimento da população, para o desenvolvimento das atividades econômicas e do lazer.
Sua recarga natural anual (principalmente pelas chuvas) é de 160 Km³/ano, sendo que desta, 40 Km³/ano constitui o potencial explorável sem riscos para o sistema aqüífero.
As águas em geral são de boa qualidade para o abastecimento público e outros usos, sendo que em sua porção confinada, os poços tem cerca de 1.500 m de profundidade e podem produzir vazões superiores a 700 m³/h.
Atividades Agrícolas e a Sustentabilidade
terça-feira, 15 de junho de 2010
Por que os oceanos tem águas salgadas?
Cerca de 70% da superfície da Terra é formada por água e somente uma pequena parte é formada por água doce.
A grande quantidade de água existente no planeta é salgada e está nos oceanos. Parte do sal existente na água do mar proveio da fragmentação das rochas causadas pela erosão. Assim, as substâncias nelas contidas, tais como os minerais, se desprendem e são levadas para o mar, por meio da água das chuvas e pelos rios. O restante é proveniente das rochas existentes no fundo do oceano e da atividade vulcânica submarina que libera vários elementos químicos.
Ao longo de milhares de anos houve um constante acréscimo da salinidade do mar. A água do mar então é composta por vários elementos, dentre eles o cloreto de sódio, mais conhecido como sal de cozinha, logo, a tecnologia para transformar a água salgada do mar em água doce e potável é muito cara e poucos países do mundo fazem uso dela.